


Fisioterapia
Você sabia que a Fisioterapia é uma ótima aliada dos idosos, principalmente na atuação e resolução de problemas comuns da terceira idade? Por este motivo nossa fisioterapia acontece todos os dias para aumentar a força muscular, melhorar a locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções, repleta de boas vibrações obedecendo todas as normas atuais de higiene e proteção!
Arteterapia

A Arteterapia atua no fator emocional ajudando a expressarem suas emoções através da arte! Essa terapia também auxilia na diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, melhorando a criatividade, o desenvolvimento psicológico, crescimento pessoal, manutenção da autoestima e criação de vínculos afetivos como parte de uma preservação de sua vivência!

Cantoterapia
A música tem por objetivo uma mudança positiva de comportamento, fortalecendo as capacidades cognitivas! Também garante a estimulação da memória, proporciona a formação de novos conteúdos mentais e o resgate de memórias afetivas, capaz de gerar “respostas fisiológicas”, como a melhora do sistema cardiovascular e da pressão sanguínea A música é um aliado poderoso contra a depressão, por melhorar tanto os aspectos físicos quanto emocionais, proporcionando prazer e oportunidades para expressão das emoções!

Zumba Gold
As aulas de Zumba Gold® são uma adaptação da aula tradicional e
tem o objetivo de trabalhar o equilíbrio, amplitude de movimento e a coordenação!
Além de questões fisiológicas, a prática contribui para uma boa
saúde emocional, prevenindo ou auxiliando no tratamento da
depressão. Nesta aula os movimentos originais são adaptados,
tendo menor intensidade, além de ser animada e contagiante sendo
liberadas endorfina, dopamina e serotonina, promovendo a
sensação de bem-estar!

Atividades Cognitivas
Os jogos, assim como exercícios físicos, podem estimular atividades cerebrais essenciais, já que requerem o raciocínio lógico, a memória, a tomada de decisão e outras habilidades! Funcionam como instrumentos de modulação cognitiva por meio de alterações bioquímicas e na estrutura do cérebro. Entre as áreas estimuladas está a temporal, relacionada à memória e à aprendizagem, e que também aumenta o fluxo sanguíneo dos lobos frontal e pré-frontal – responsáveis pela tomada de decisões, pelo controle motor e pela atenção!

Refeições
Servimos 5 refeições diárias com supervisão e elaboração do cardápio pela nutricionista; temos um plano alimentar diversificado com refeições balanceadas, nutritivas e muito saborosas!

Autocuidado
Ter uma boa autoestima pode ser uma das grandes soluções para diversos problemas. Independentemente da idade, ela contribui para a saúde e a autorrealização. É como se a autoestima desenvolvesse mais autorrespeito e por consequência, mais independência, mais vivência e mais qualidade de vida. Por este motivo temos parcerias com cabeleireiro, manicure, maquiadora, podólogo, tudo para estimular e vivenciar o amor-próprio e autoconfiança!
Cuidados gerais

Aferição de sinais vitais: Fazemos a verificação e análise da pressão arterial, temperatura corporal, frequência respiratória, frequência cardíaca e saturação do oxigênio. Os sinais vitais evidenciam o funcionamento da função corporal, sendo relevantes para determinar o estado de saúde da pessoa idosa onde são os melhores indicadores das alterações que afetam a eficácia do funcionamento do sistema circulatório, respiratório, renal ou endócrino.
Controle de hidratação: A desidratação em idosos pode gerar um maior risco de quedas, infecções no trato urinário, doenças pulmonares, pedras nos rins, constipação e alteração de comportamento, como irritação, agitação, apatia e confusão mental sendo a água o elemento fundamental para prevenir todos esses fatores; por este motivo fazemos um controle rigoroso de hidratação durante a permanência da pessoa idosa em nossa casa.
Trocas: A higiene íntima é feita nos idosos que apresentam incontinência urinária e/ou fecal, condição que afeta muitas pessoas nessa faixa etária. Neste caso, o uso de lenços umedecidos próprios e individuais oferecem maior conforto e praticidade. Em seguida, a proteção adequada deve ser selecionada, como o uso de fraldas descartáveis ou uso de roupa íntima absorvente em idosos com maior mobilidade.
Higiene bucal: A falta de higiene bucal em idosos permite fácil acesso de um organismo maligno capaz de atacar os pulmões e também pode agravar certas doenças já existentes, por isso, após as refeições fazemos a higienização bucal em cada idoso.